Avanços na Educação

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, trouxe avanço para a organização educacional brasileira. Os principais pontos de avanço foram a maleabilidade no ensino fundamental a constante avaliação e o permanente aperfeiçoamento dos professores.
Os criadores desta lei entenderam que o importante para as crianças é a aprendizagem, não a formalidade metodológica. Assim, não se prenderam a determinar e definir normas rígidas para o ensino fundamental, mas tentaram propor condições reais de aprendizagem, de modo que o aluno tivesse possibilidade de aprender de acordo com a sua realidade local. Assim, a LDB deu espaço para a criatividade, apresentou uma medida metodológica mínima necessária para a educação, sem perder de vista o objetivo principal. Entretanto, nem sempre a instituição se permite à criatividade, assim, mesmo a lei permitindo, os núcleos de educação tiveram dificuldade em se abrir para a renovação e até, a partir de uma interpretação conservadora da lei, contribuíram para o engessamento da educação.
A organização da educação, se em ciclos ou em séries, não era o principal. O importante, para esta lei, era que a aprendizagem apresentasse frutos reais. Por isso, para o sucesso deste processo a lei propõe a avaliação sistemática bem organizada, de modo que a educação como “um todo” pudesse ser acompanhada e seus resultados fossem claramente mensurados.
A avaliação não deve ter o caráter punitivo, deve somente mensurar a aprendizagem, servindo somente de base para uma reflexão. Avaliar, neste contexto, não tem finalidade em si, sua função é perceptiva, por ela o professor tateia a aprendizagem dos alunos e percebe onde é necessário melhorar. Assim, o sistema avaliativo surge como possibilidade onde o professor recebe feedback de seu trabalho. Hoje, detectamos a dificuldade na aplicação deste sistema devido à falta de preparo dos professores, que se mantiveram viciados na estrutura antiga, onde a avaliação tem uma função positivista que segrega os alunos entre melhores e piores, definindo-os a partir de valores números. A fusão entre os professores mal preparados e a novidade da LDB gerou um caos no ensino fundamental, assim alguns alunos chegam ao quarto ano de estudo sem estarem devidamente alfabetizados.
Mas a proposta da LDB previa a preparação dos professores. A formação constante e a contínua retomada do estudo pretendiam dar ao professor os subsídios necessários para o trabalho. Somente professores devidamente preparados são capazes de colocar em prática as propostas da educação brasileira. Mas esta preparação não deve se prender à mera instrução intelectual, como ocorre hoje, é necessário que o professor seja uma pessoa integra de fato e que tenha suas questões bem resolvidas. Assim, ele necessita que o estado lhe proporcione a formação constante e a remuneração justa.